sexta-feira, 11 de março de 2011

Rede Imobiliária implanta novo sistema de negócios

Através da exclusividade compartilhada, é possível padronizar atendimento e reduzir tempo de venda de imóveis


A Rede Imobiliária Campinas Secovi mudou a forma de alugar, comprar e vender imóveis em Campinas e cidades da região. Fundada em agosto de 2006, ela implantou o sistema de exclusividade compartilhada. Através dessa nova forma de trabalho, quando o cliente contrata uma imobiliária associada, recebe o serviço de todas as outras que fazem parte do grupo, formado atualmente por 30 empresas. Os resultados mostram que quem opta por este sistema consegue fechar seu negócio num período 50% menor que pela maneira convencional.

Apesar de ter uma equipe muito maior, com cerca de 800 corretores trabalhando para encontrar o melhor negócio, o cliente mantém contato apenas com a imobiliária que contratou. É ela quem vai intermediar e gerenciar a negociação com todas as outras. Os resultados são positivos porque há um cadastro único e as imobiliárias associadas seguem os mesmos procedimentos operacionais, o que garante agilidade e transparência nas negociações. “Além disso, é muito mais vantajoso para o cliente, que não precisa colocar o imóvel dele em várias imobiliárias”, diz o presidente da Rede, Rodrigo Coelho.

A quantidade de negócios fechados pelo sistema de exclusividade compartilhada cresce, em média, 20% ao ano. Para obter esses índices, todas as imobiliárias trabalham com o mesmo sistema de dados e um contrato padronizado, sempre com o objetivo de fidelizar e atender a todos os clientes com qualidade.

Visão de mercado

O trabalho em rede é uma tendência mundial. Em Campinas, ele surgiu após a iniciativa do empresário Júnior Carnib, que após conhecer um trabalho semelhante em Jundiaí, decidiu compartilhar com outros profissionais do ramo, até então, considerados seus concorrentes. Na fundação, 15 empresas participavam do grupo. No ano seguinte, já eram 25. Hoje, são 30.

Para fazer parte da Rede Imobiliária Campinas Secovi, é necessário ser aprovado pela maioria dos outros associados durante assembleia. É uma forma de garantir a idoneidade e a qualidade dos serviços prestados. Outra exigência é que a empresa também seja associada ao Secovi (Sindicato da Habitação), já que a Rede mantém um convênio com a entidade.

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